5 dicas de gestão de estoque
O estoque é uma das áreas mais importantes de qualquer empresa. No entanto, geri-lo de maneira adequada não é nada fácil. Existem diversos erros que são muito comuns nessa área e acabam prejudicando os negócios, fazendo com que ocorram prejuízos desnecessários no final do mês.
Porém, com algumas atitudes simples, dá para mudar completamente esse cenário e tornar esse setor muito mais eficiente. Nas próximas semanas, nós daremos as melhores dicas que podem ajudar a sua Organização a ter uma gestão de estoque excelente. Segue aqui a primeira dica, confira:
1ª. Dica: Contabilize o inventário
É no estoque que o dinheiro de sua Organização fica parado, prejudicando assim seu Capital de Giro, portanto a racionalidade neste processo é fundamental.
Para ter uma gestão de estoque de ponta, é preciso ter muita precisão no inventário. É indispensável contabilizar a quantidade de cada produto, selecionando alguns profissionais para arcar com a responsabilidade de organizar a casa e identificar os itens estocados. Usar a própria equipe do almoxarifado para fazer um inventário rotativo, com medições diárias, pode ser uma excelente solução para auxiliar todo o processo de gestão. Dessa forma, você terá um bom conhecimento da situação geral e poderá então adotar as medidas certas melhorar os processos, evitando a perda de dinheiro.
Fonte:
2ª. Dica: Faça uma previsão de demanda
A administração das demandas é primordial para uma gestão de estoque bem-feita. Apesar disso, esse é um dos itens mais negligenciados por muitas empresas, que acabam tendo prejuízos desnecessários e perdem vendas e boas oportunidades de parceria. Fazer uma análise periódica das demandas é interessante porque é isso que vai permitir o recálculo dos parâmetros de planejamento.
E lembre-se uma venda perdida, nunca mais é recuperada. Mesmo que o Cliente retorne, esta poderia ser a sua segunda venda.
Fonte:
3ª. Dica: Saneamento dos estoques
De tempos em tempos, é essencial separar os itens que estão se tornando obsoletos ou que não estão com movimentação nos últimos meses.
A conta é simples, corrija monetariamente o valor que foi investido para a aquisição de seu item que está paralisado, some a este valor o espaço que ele ocupa e o trabalho que seus Colaboradores tem para mantê-lo (controle, limpeza, movimentação, etc).
Aproveite para fazer uma promoção, criar combos, mandar para a reciclagem ou até mesmo jogar fora. O essencial é que você dê um destino e não caia na tentação de fazer do seu estoque um acervo de produtos que nunca te trarão lucro. Certamente, você vai se surpreender com o espaço liberado num saneamento de estoques e ainda poderá fazer um dinheiro extra com as promoções e combos que oferecer ao cliente.
Fonte:
4ª. Dica: Escolha um bom modelo de reposição
Escolher um bom modelo de reposição é importantíssimo e essa opção deve ser feita de acordo com as necessidades da empresa. Existem reposições contínuas e periódicas. Para itens de maior valor agregado, geralmente se emprega o modelo de reposição contínua, onde os pedidos são gerados no momento em que o estoque alcança o ponto de reposição. Sua grande vantagem é que o nível de estoque fica mais baixo, reduzindo os custos com armazenagem, mas você fica mais dependente do seu fornecedor.
O modelo de reposição periódica é feito com agendamento prévio e, normalmente, é mais usado para produtos baratos, que representem uma parcela menos robusta nos lucros do negócio. Você cria uma rotina de recebimento, mas corre o risco de ficar sem material caso haja uma mudança rápida nos hábitos de consumo.
Fonte:
5ª. Dica: Conte com um software de gestão
Contar com a tecnologia pode ser uma grande pedida para uma boa gestão de estoque. E uma das melhores formas de organizar as informações desse setor é contando um software de gestão. Com ele, é possível acompanhar alterações, demandar permissões de quem pode ou não dar baixa em produtos no sistema, controlar o déficit de materiais em estoque ou analisar produtos com pouca saída. A ferramenta fará verificação dos dados com muito mais precisão, ajudando na tomada de decisões e gerando um controle de acervo mais eficiente.
Essas são as principais dicas para uma excelente gestão de estoque, um setor vital para o funcionamento de qualquer empreendimento. Com essas atitudes, você terá muito mais controle e poderá conseguir excelentes resultados no final do mês! E então, como você tem cuidado da gestão de estoque em sua empresa? Deixe um comentário!
Fonte: